Uma frase que me acompanha já a algum tempo:

"As pessoas que vencem neste mundo são aquelas que procuram as circunstâncias de que precisam e, quando não as encontram, criam-nas!"

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Superar os próprios limites.



  Nas últimas semanas tive o privilégio e acredito que muitos de vocês também o tiveram de poder observar alguns milhares de heróis dando um exemplo de superação de limites para o mundo.

  Sim, estou me referindo aos milhares de atletas Olímpicos e Paraolímpicos que competiram e estão competindo em Londres e quando escrevo heróis me refiro a cada um dos atletas do primeiro ao último lugar, pois somente os melhores de cada nação tem a honra de competirem e dar o seu melhor.

  Quando estamos em casa assistindo confortavelmente os Jogos Olímpicos ficamos admirados com o talento desses super atletas, mas também nos tornamos especialistas em cada uma das modalidades e na maioria  das vezes acabamos julgando-os, perdi o número de vezes que ouvi a expressão "isso é uma vergonha!" toda vez que algum dos nossos competidores não conquistavam medalhas de ouro ou as de prata, simplesmente parecendo que o esforço deles em competir não tinha valor algum para muitas pessoas de minha convivência e talvez também da sua.

  Em uma evento dessa magnitude onde dezenas de recordes Olímpicos foram batidos, talvez muitos de nós nos esquecemos que todos os atletas representavam o melhor de cada país em suas modalidades e que sem a menor sombra de dúvida fizeram seu melhor. Aqui neste ponto quero lhe fazer um convite a uma pequena reflexão:

  Quantas vezes em seu dia você busca verdadeiramente dar o seu melhor? Quantas vezes em seu trabalho verdadeiramente você busca melhorar seus resultados? Quantas vezes no seu dia sua família e amigos recebem o seu melhor? Quantas vezes em sua vida você buscou verdadeiramente superar seus próprios limites a ponto de se superar a cada dia em busca de seus objetivos?

  Particularmente venho fazendo um trabalho árduo em relação a minha pessoa na busca de superar um dos grandes limites que o ser humano enfrenta. Talvez para algumas pessoas a própria palavra "limite" tenha conotação diferenciada, para alguns pode ser algo físico, de ambiente, de status social ou financeiro, para mim em particular o maior desafio que me proponho diariamente é exercer o "não julgamento" é evitar julgar as atitudes das pessoas pelo meu mapa mental, o que meu "ego" pensa ser certo ou errado, pois toda vez que eu consigo me ausentar de fazer um julgamento posso ver e ouvir com clareza o que outra pessoa quis dizer ou fazer.

  Creio que em algumas competições nós julgamos os competidores e até mesmo os juizes pelas notas ou penalidades aplicadas, mas devemos sempre nos lembrar de nunca nos esquecer que todos os juizes estavam lá para avaliarem o desempenho e a conduta de cada atleta. E aqui fica meu segundo convite para que a partir de hoje avaliemos nossa conduta em relação ao nosso próximo ao invés de exercermos nosso julgamento.

  Tenho plena convicção de que cada atleta que participou dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos deu o seu melhor e buscou superar cada um dos seus próprios limites. Oxalá, que a exemplo de cada um desses heróis nós possamos a cada dia olharmos para o futuro visualizando nossas metas e buscarmos atingir nossos resultados com excelência no que nos dispusermos a fazer superando todas as adversidades e quando chegarmos lá,  nos darmos conta de que nossas atitudes tem o poder de influenciar milhares de pessoas que na maioria das vezes nem conhecemos.

  Acredito que todo o vencedor somente é vencedor não por ter vencido alguém, mas sim por que serve de exemplo de que limites podem e devem ser ultrapassados e vencidos e que os obstáculos são apenas mais um degrau a ser conquistado em busca da vitória. Então neste momento para você quais são os limites que precisam ser vencidos? Quais são os obstáculos que precisam ser superados a fim de que você possa obter a consagração da vitória em sua vida?

  Acredito que todos nós nascemos para sermos vencedores e que o único e maior limite que podemos enfrentar é o que nós colocamos em nossa mente como insuperável. Eu acredito nisso, mas e quanto a você? Lembre-se sempre de se lembrar de nunca esquecer de se lembrar que limites são como recordes existem para serem quebrados a todo o momento.

É isso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário