Uma frase que me acompanha já a algum tempo:

"As pessoas que vencem neste mundo são aquelas que procuram as circunstâncias de que precisam e, quando não as encontram, criam-nas!"

sábado, 23 de junho de 2012

Ecologia


  
  Muito se ouve falar em ecologia e sustentabilidade nos últimos anos, agora então com a Rio +20 no Brasil os meios de comunicação dão foco total e sinceramente acredito que realmente é um assunto de suma importância para despertar a consciência nas pessoas, mas quero refletir com você sobre um tema que parece estar meio esquecido.

   Quero refletir com você sobre a Ecologia Interna do Ser Humano, sim, nossa ecologia interna, ou você acredita que uma pessoa que esteja abalada emocional ou fisicamente irá desenvolver verdadeiramente um consciência ecológica?

   Durante um processo de coaching uma das maiores preocupações é que as metas do cliente estejam sempre alinhadas e congruentes com sua ecologia interna, pois se a meta a ser atingida estiver por algum momento em conflito com as crenças e valores do coachee, você pode ter certeza que em algum momento o processo vai travar e isso também acontece diariamente em nossas vidas.

   Eu lhe convido a parar por um instante e refletir em relação à quantidade de lixo que recebemos diariamente através dos meios de comunicação, eu concordo que precisamos estar informados com o que anda acontecendo, mas nós temos o direito e o dever de escolher o que nos serve e o que vamos fazer com estas informações.

   Minha intenção é que você perceba o efeito que algumas programações a que você está exposto (a) todos os dias são tão poluentes, quanto jogar lixo em afluentes de rios ou contaminar o solo, pois nesse caso tanto o rio quanto o solo são a nossa mente.

   Acredito que você já deva ter lido ou ouvido algo a respeito de uma experiência que foi feita pelo cientista japonês Masaru Emoto com cristais d’água que consistiu em colocar algumas garrafas com água expostas a sons e também em um local público com palavras escritas em rótulos de cada uma das garrafas que a princípio continham água nas mesmas condições, ao término do experimento o cientista congelou as amostras e depois fotografou os cristais de gelo de cada amostra para provar que nossos pensamentos, palavras, sentimentos são capazes de alterar as moléculas de água. O resultado da experiência você pode verificar nas imagens abaixo:

Molécula d'água: Amor e Admiração

Molécula d'água: Ao som de um muito obrigado

Molécula d'água: Ao som de uma ameaça de morte

 Molécula d'água: Colhida no momento de seu nascimento, ou seja, em sua nascente
Molécula d'água: Colhida de um rio poluído

   Agora talvez você possa imaginar o que acontece ao nosso corpo que é composto por mais de 70% de água quando permitimos que a programação dos meios de comunicação ou outras pessoas nos afetem.

   A questão nem se trata da forma que vemos ou ouvimos e sim a forma que permitimos que isso nos afete e como vibramos em relação a isso. Existe uma máxima que diz: “somos o resultado de nossos pensamentos”. Nosso pensamentos nada mais são do que a soma de nossas crenças e valores em relação ao que aceitamos ou não em nossas vidas.

   Então neste momento eu lhe convido a verificar se talvez algumas crenças que você ainda possui sobre si mesmo lhe ajudam ou atrapalham em seu desenvolvimento pessoal e profissional. Talvez você possa começar a organizar sua ecologia interna com duas simples crenças:

ü  Sou responsável por todas as minhas escolhas, mas eu jamais serei minhas escolhas;

ü  Sou merecedor de todas as bênçãos do Universo, pois o meu destino é ser feliz.

   Portanto seja grato por tudo que viveu e aprendeu e fique atento ao que você permite que entre em sua mente 
e que vibra em seu coração, pois isso irá ser sempre o resultado que você colherá mais a frente. Pense nisso!


Nenhum comentário:

Postar um comentário