Uma frase que me acompanha já a algum tempo:

"As pessoas que vencem neste mundo são aquelas que procuram as circunstâncias de que precisam e, quando não as encontram, criam-nas!"

domingo, 2 de janeiro de 2011

Águia

        
         Muitas vezes nos perguntamos o que faz ou possibilita a algumas pessoas serem muito bem sucedidas pessoal e financeiramente em relação a outras? Você já pensou a respeito?

            Geralmente dizem que estas pessoas são visionárias, que conseguem enxergar o que os outros não enxergam, estão sempre focadas no futuro e mirando o horizonte, poderíamos compará-las as águias. O que poucos de nós sabemos é que todos nós somos águias, sim, verdadeiramente somos águias em nossa essência. O homem é dotado com todas as ferramentas para ser bem sucedido, é completamente livre para voar alto, muito alto em seus pensamentos, para aqueles que o conseguem geralmente se destacam e trilham o caminho do sucesso.

            O teólogo e escritor Leonardo Boff destaca em seu livro “A Águia e a Galinha” uma comparação entre estes dois seres, apesar de ambas pertencerem a família  das aves, uma galinha jamais conseguirá voar como uma águia, em seu livro conta em forma de metáfora que um fazendeiro encontrou um ovo de águia e colocou-o para que fosse chocado por uma galinha, o filhote de águia nasceu e foi criado junto com as galinhas, a pequena águia cresceu e tornou-se imponente, mas como fora criada entre as galinhas, pensava e agia como se fosse uma.

            Um dia de passagem pela fazenda um naturalista viu a águia entre as galinhas no galinheiro e intrigado disse ao fazendeiro, você deve soltar esta águia, ela deve ser livre, o fazendeiro respondeu que ela parecia uma águia, mas era uma galinha, fora criada no meio delas. O naturalista não se deu por convencido e disse que ela até poderia ter sido criada e agir como uma galinha, mas é uma águia e eu vou provar, jogou a águia para cima, mas ao cair ela rapidamente agrupou-se as galinhas, o fazendeiro rindo disse está vendo, eu lhe avisei ela é uma galinha.

            Ao amanhecer do dia seguinte o naturalista não se dando por vencido, levou a águia para junto de um penhasco no topo da montanha e a atirou lá de cima, primeiro a águia caiu em queda livre como se fosse uma galinha, mas de repente sua essência de águia foi mais forte que suas crenças de galinha e começou a planar até que foi subindo cada vez mais alto desaparecendo em meio ao brilho da luz do sol, num vôo sublime digno de uma verdadeira águia. Então o naturalista falou ao fazendeiro, está vendo eu lhe disse que era uma águia, mesmo que você a tenha feito acreditar que era uma galinha, sua essência era de uma verdadeira águia.

            Esta metáfora pode ser utilizada para explicar como funciona um processo de coaching. O fazendeiro e as galinhas são nossos valores e crenças limitadoras, a águia somos nós insistindo em nos comportarmos como galinhas, pois insistimos em ficarmos próximos ao chão acomodados e o naturalista é o coach, o profissional que nos auxilia a enxergarmos nossa verdadeira essência de águias e desenvolvermos todo o nosso potencial ilimitado.

            Todos nós somos águias, mas agora a escolha é sua. Você pode continuar agindo como uma galinha ou tornar-se uma águia e voar o extraordinário vôo da vitória. Pense nisso!



Nenhum comentário:

Postar um comentário