Uma frase que me acompanha já a algum tempo:

"As pessoas que vencem neste mundo são aquelas que procuram as circunstâncias de que precisam e, quando não as encontram, criam-nas!"

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Coaching como cultura organizacional



A Cultura de uma empresa é algo extremamente subjetivo, é intangível, invisível e por muitas vezes imperceptível. É como um iceberg, está nove décimos abaixo da superfície em qualquer organização, você não pode vê-la, mas pode senti-la e com certeza ela é a mais forte influência sobre desempenho, transformação e resultado. As organizações de sucesso possuem uma cultura que apóia o alto desempenho, o bom trabalho e as boas relações no trabalho.
O Coaching é a mais poderosa das Ferramentas de Liderança e Gestão de Pessoas disponíveis hoje para criação de uma cultura que valoriza o Alto Desempenho. Para que o Coaching alcance todo o seu potencial dentro de uma Organização, é necessário o estabelecimento de uma “Cultura de Coaching”. Essa expressão é relativamente desconhecida em nosso país. Isto se deve em boa parte pelo fato de que muito do que se tem escrito até hoje sobre Coaching privilegiar mais o encontro entre Coach e Coachee (o Cliente direto do Processo de Coaching) de uma perspectiva de um processo formal, dinâmico, individual e interativo, as famosas “Sessões de Coaching” do que a Visão do Coaching como uma ferramenta ou processo que permeia a Organização como um todo.
Para o estabelecimento de uma Cultura de Coaching nas organizações, se faz necessário verificar e trabalhar a compatibilidade entre a Cultura inerente á própria Organização e as práticas e pressupostos do Coaching; A Cultura de Coaching não tem só a ver com processos de Coaching ocorrendo de forma regular e eficiente para desenvolvimento de competências, mas como uma prática cotidiana e comum principalmente entre as lideranças de técnicas, ferramentas e metodologias e pressupostos do Coaching na Gestão Estratégica da Organização.
A criação de uma cultura de Coaching só funciona mediante alguns aspectos como:
    O coaching percebido como uma recompensa, um benefício e não como algo para consertar gerentes, diretores ou líderes defeituosos.
  • As pessoas devem conhecer, viver e sentir valor do Coaching.
  • O processo deve ser amplamente vivenciado e difundido pelo Alto Escalão
  • Todos os níveis de liderança devem desejar Coaching.
  • Perguntas-chave e elementos que facilitam na identificação e implementação de uma Cultura de Coaching nas organizações:
  • O treinamento & desenvolvimento de líderes da organização está direcionado para a formação de líderes como líder coach?
  • O Coaching é utilizado como ferramenta principal para superação contínua de desafios, a a capacidade de ir além é percebida como competência organizacional essencial?
  • O Coaching é percebido pelo Coachee (o Líder ou colaborador que participa como Cliente do Processo de Coaching) como uma Oportunidade para o seu Desenvolvimento Profissional e Pessoal e, mais ainda, como um Investimento direto da Empresa nele.
  • O Coaching é percebido pelo Coachee como uma relação construtiva, e enriquecedora. Uma parceria de construção de
    Conhecimento, ao invés de uma relação unidirecional com caráter fiscalizador ou de mando?
  • O conceito de Feedback é amplamente difundido e existe um ambiente onde as pessoas utilizam essa ferramenta de maneira eficiente com o propósito de desenvolvimento pessoal e profissional contínuo?
  • Existe interação e integração entre as lideranças e colaboradores? As pessoas sabem iniciar e finalizar discussões, diálogos e conversas produtivas, inteligentes e emocionalmente saudáveis?
  • Não existe pré-julgamentos na organização, já que estes prejudicam o raciocínio e desenvolvimento criativo?
É necessário que o profissional de Coaching atue juntamente aos profissionais de Recursos Humanos na implantação de uma cultura de coaching na empresa. Esse processo engloba:
  • Formar gestores, diretores de RH e líderes como coaches e consultores internos da empresa.
  • Apoiar e supervisionar a atuação desses profissionais como multiplicadores das técnicas, pressupostos e ferramentas de coaching.
  • Aplicar e desenvolver processos de Coaching com o Alto Escalão da empresa.
Imagine uma empresa com líderes comprometidos, colaboradores motivados e engajados em um ambiente de apoio contínuo e desafios estimulantes, essas são as evidências de uma cultura de Coaching está bem estabelecida.
Por Marcus Marques 
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