Uma frase que me acompanha já a algum tempo:

"As pessoas que vencem neste mundo são aquelas que procuram as circunstâncias de que precisam e, quando não as encontram, criam-nas!"

domingo, 2 de janeiro de 2011

Diamantes


            O diamante é sem dúvida a mais notável e valiosa das pedras preciosas que o  homem conhece. Mas você sabe como nascem os diamantes?

            Os diamantes surgiram de um processo de extrema pressão e altas temperaturas a milhares de anos e dependendo de alguns elementos ou impurezas existentes no diamante ele pode surgir com diversas cores tornando cada pedra única e rara. O diamante é a pedra mais dura e resistente que o homem conhece. A palavra “diamante” é derivada de uma palavra grega que significa “inconquistável”.

            Imagino que você deve estar pensando porque estou lendo sobre diamantes neste blog? É muito simples, assim como um diamante bruto precisa ser limpo e polido para revelar toda a sua beleza, da mesma forma é o coração do homem. Somente um diamante pode cortar outro diamante, bem como somente um homem pode ajudar a limpar e polir o coração de outro homem, e ambos os processos podem levar mais de um ano. O especialista necessita de extrema habilidade, paciência, arte e nervos de aço.

            Cada diamante tem suas próprias peculiaridades e o lapidador estuda os “músculos” internos, gramatura da pedra, faz diversas linhas demarcatórias, de modo a obter o maior valor da pedra evitando perdas, assim como o mestre precisa estudar seu discípulo, auxiliando-o a traçar seu caminho e tornando-se um ser de grande valor entre os seus.

            Poderíamos dizer que o homem é um “diamante”, por que possui as qualidades naturais dessa gema; é duro e determinado, inconquistável no seu interior, seus traços e qualidades inatas reluzem como raios de sol. Porem assim como os diamantes é bruto e opaco quando retirado da terra, e somente após ser lavado, raspado e polido emerge o verdadeiro “diamante”, o mesmo acontece com cada homem. Suas boas qualidades estão ocultas no seu âmago, sob uma camada de “lama” que precisa ser lavada e limpa, até que sua centelha interior brilhe até sua superfície. Aqui também, muita paciência e amor são necessários, para fazer surgir aquilo que há de bom no outro. A pessoa precisa atingir o “ponto” certo.

            Da mesma forma que é preciso um diamante para cortar e polir outro diamante, o mesmo acontece com cada homem. Através do processo de Coaching o Coach lapida seu Coachee, sempre respeitando suas particularidades e tornando cada processo um processo único de transformação e cada ser humano uma pedra rara de valor inestimável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário