Uma frase que me acompanha já a algum tempo:

"As pessoas que vencem neste mundo são aquelas que procuram as circunstâncias de que precisam e, quando não as encontram, criam-nas!"

terça-feira, 3 de julho de 2012

Combate Mortal



    Talvez se você não tiver a mesma idade que a minha e se sua infância ou adolescência foi antes da década de noventa é bem provável que você nunca tenha visto o filme Mortal Kombat a menos que você seja um apaixonado por artes marciais, filmes de ação e ou jogos eletrônicos de luta.

   Imagino que você deva estar se perguntando o que um artigo que começa lembrando um filme de ação com muitas cenas de luta está fazendo neste blog? Bom enfim, esta manhã lembrei-me desse filme especificamente por um detalhe que poderá fazer toda a diferença e particularmente eu gosto de usar filmes como metáforas de aprendizado dentro dos meus processos de coaching.

   Voltando ao filme no momento decisivo Liu Kang recebe um aviso de kitana que em determinado local onde acontecerá o combate final contra o feiticeiro Shang Tsung terá de vencer a três desafios:

- 1º vencer seu oponente;

- 2º vencer a si mesmo;

- 3º vencer seu maior medo.

   E é exatamente sobre estes três pontos que pretendo compartilhar com você:

  No primeiro desafio do filme Liu precisou “vencer a força de seu oponente” que provinha das almas de mais de mil guerreiros mortos por Shang Tsung, para vencer seu adversário Liu Kang precisou confiar em todo o seu aprendizado, em todas as suas habilidades, em sua força; Aqui deixo minha primeira reflexão:

- Em nossa vida pessoal e profissional, quantas vezes precisamos vencer nossos “adversários”? Quando escrevo adversário estou me referindo as dificuldades, aos contra tempos do dia a dia, a tudo aquilo que atrapalha nosso desenvolvimento pessoal e profissional.

- O que estou fazendo para melhorar minhas capacidades e habilidades no dia a dia para ser uma pessoa melhor e obter êxito em meus projetos?

- Caso não esteja fazendo nada ainda ou esteja fazendo pouco. Como posso fazer para obter um resultado ainda melhor?

   O segundo desafio do filme era “vencer a si mesmo” nesse aspecto Liu precisou trabalhar internamente suas crenças pessoais, pois apesar de ter se preparado por anos e ter sido escolhido para defender a Terra, ele duvidava de seu poder e de suas habilidades. Aqui entra minha segunda reflexão:

- Quantas pessoas passam a vida se preparando para um momento e quando ele surge fogem e fracassam sem ao menos tentar? Sem ao menos dar o primeiro passo são ótimos profissionais, pessoas extraordinárias, mas vivem subvidas, na realidade deixam de viver seus sonhos e passam somente a existir na sociedade por permitirem que suas crenças de que não são dignas ou boas o bastante para conquistarem o que desejam. Passam a vida se preparando para a ação, mas não agem.

- Quantas vezes você permitiu-se ser vencido por você mesmo por pensar que não era digno de algo ou capaz de realizá-lo? E quantas vezes você ainda irá permitir que isso aconteça novamente? Saiba que crenças podem ser quebradas e ou substituídas, basta que você tenha determinação, confiança e coragem para dar o primeiro passo.

   E por fim o terceiro desafio “vencer o seu maior medo” em relação ao filme o medo de Liu Kang  era de fracassar somado a culpa pela morte de seu irmão. Até que ele entendeu que cada um é responsável por suas escolhas. Então liberto da culpa de se achar responsável pela morte do irmão que havia lutado com Shang Tsung em seu lugar, pois ele no passado havia fugido de seu destino, liberto da culpa venceu seu medo e também seu oponente.

   E aqui quero compartilhar com você minha visão sobre medo e culpa e espero que você fique com minha intenção positiva e se caso alguma de minhas palavras não fizerem sentido para você, peço que as mude de maneira que lhe auxiliem a ser um vencedor.

   Muitas vezes deixamos as grandes oportunidades de nossas vidas escorrerem por nossos dedos por medo de fracassarmos, por nos sentirmos culpados pelas pessoas que vão ficando pelo caminho e que não consegue nos acompanhar. A questão é o que aconteceria se você permanecesse nesse lugar com essas pessoas? Você as estaria ajudando? Você se sentiria menos culpado por estar ao lado delas sem ter tentado melhorar?

  O medo é uma das quatro emoções básicas do ser humano, portanto é normal sentirmos medo, ele inclusive nos ajuda a sermos cautelosos, mas deixar-se vencer pelo medo ou pela culpa dos erros do passado esse é o princípio da derrota. Vença seus próprios medos dando um primeiro passo em direção ao que você quer, pare de sentir culpa pelo que fez ou deixou de fazer e seja livre para buscar seus sonhos, pois somente quando você sentir-se verdadeiramente completo e capaz é que poderá ajudar todos os que estão a sua volta.

   Portanto o que você precisa e pode fazer hoje, para sentir-se mais completo mais capaz para tornar-se verdadeiramente o criador de seu destino? 

   Pense nisso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário